O curso de Acabamentos em madeira traça um panorama pelas principais modalidades de acabamentos. Desde aquelas praticadas nos anos 1960 que são recuperadas, como o uso de Óxido de Ferro e a Gomalaca, até o topo da evolução com os vernizes PUs e o uso da Laka.

O curso ainda aborda, a preparação da superfície e a aplicação dos preparados. Vamos conhecer ícones de acabamento como o Óleo Dinamarquês e o Polimento Francês. Apresentamos ainda uma aula especial sobre Ebanização com a história desse processo e as várias opções de preparação e aplicação.

Trabalho De Carpintaria

Oficina de Acabamentos

Os blocos de madeira

Oficina de Encaixes

A produção de móveis e outras peças de madeira com a utilização de encaixes é muito antiga. Atualmente essas técnicas têm sido muito utilizadas na chamada marcenaria autoral, onde se recorre às técnicas da chamada marcenaria antiga, com o uso de madeiras de qualidade e técnicas construtivas diferenciadas. O uso de encaixes é a forma mais utilizada na construção de móveis de alta qualidade. O encaixe, por si só, é suficiente para manter uma estrutura de forma estável e sólida.

A oficina começa com noções gerais sobre afiação de ferramentas, como formões e ferros de plainas, com o uso de lixas.